BOLSONARO: CANDIDATO A TIRANO

ESTOU LENDO “Como as democracias morrem”, de Steven Levisky e Daniel Ziblatt. É um muito bom livro. Vi gentes torcendo o nariz, acusando os autores de comunistas e tal, o de sempre. Uma bobagem, claro: analisam ditaduras à destra e à canhota, mas como ousam criticar Trump, já viu.

democraciasA certa altura, Levistky e Ziblatt fornecem quatro pontos para se identificar um candidato a tirano:

1] negar a legitimidade dos opositores, tratando-os como inimigos [qualquer um que faça oposição ou critique o governo Bolsonaro ganha imediatamente um rótulo: “comunista” e “petista” são os mais corriqueiros];

2] rejeitar ou ter compromisso débil com as regras democráticas [alguém lembra daquele papo de urnas fraudadas?];

3] enxergar na imprensa um inimigo [“A Globo é inimiga” são palaras textuais do excelentíssimo Presidente da República];

4] encorajamento da violência [a família Bolsonaro é amiga de milicianos, além de todo o discurso preconceituoso contra quaisquer “minorias”].

Esses quatro consigo identificar em Bolsonaro sem nenhum esforço.

Mas o que me chamou a atenção foi um quinto ponto.

O candidato a tirano elogia líderes, nacionais ou internacionais, do presente ou do passado, que são claramente criminosos.

Bolsonaro, além de elogiar Ulstra, um torturador, agora elogiou Strossner, ditador do Paraguai. Strossner estuprava meninas de dez anos, sequestradas de suas famílias, a quatro por mês.

Bolsonaro cumpre com todos os requisitos para um tirano. Junte-se a isso a estupidez, a falta de traquejo político, a esquipe mal preparada, a influência de um psudo-filósofo como Olavo de Carvalho, e estamos feitos.

Anúncios

Um comentário em “BOLSONARO: CANDIDATO A TIRANO

  1. Perfeito. Mas já sabíamos disso. Essa necessidade de “coletivismo” encontramos à esquerda e direita. O maldito “coletivo” não tem ideologia, é a mesma vista imbecilidade por qualquer ângulo que se manifeste.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s