COMO ESCREVER HISTÓRIAS DE FANTASIA: A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS

O POBRE nasceu lá em Piranducaia do Açude do Pau-de-Dentro [tem o-de-Fora, pelo visto], ou pior, no Baixo Glicério [não tem Alto] e percorreu toda a vida suas duas ruas e ia tomar sorvete na pracinha da igreja. Aí, um dia, leu George R. R. Martin e deslumbrou.

terra media

Ocupou o terreno baldio, expulsou a família de ratos, batizou-o de Reino de Uljsnbbnxjrataz, e colocou lá dentro a maga Guinervhaan, o príncipe da casa Astherton e o gigante Granthüll, com trema e tudo.

Fico pensando que diabos aconteceu com os João, os Francisco, as Maria, as Rosa. Toda vez que leio uma novela dessas de fantasia, escritas por autores brasileiros, fico cheio de dó das personagens: parece-me, sempre, que são filhos daqueles pais sem coração que querem homenagear os quatro avós [Epaminondas, Maria, Fernando, Sônia; daí nasce uma menininha que até poderia ser bonita, mas é Epifermânia, coitada. Mas acho até bom: um nome desses justifica matri-parricídios, sem contar o salário dos psicólogos].

Mas sou de boa índole. Aqui vai uma dica aos autores de “ficção de fantasia” ou o caralho que seja: como criar nomes. É simples:

1] Pegue um nome comum, Maria, p.ex.;
2] Coloque ali um “H”, assim: Mahria;
3] Troque o “i” por “y”: Mahrya;
4] Dobre o “y”: Mahryya;
5] Acrescente um hífen: “Mah-Ryya” – e você tem uma princesa guerreira do Reino de Je-Rhy-Kwa-Kwarah.

Pode-se fazer a coisa com qualquer nome, Fabio, p.ex.: Fahbio, Fahbyo; Fahbyyo; Fah’by-Yio. Carla: Karlah; Ka’arlah; Ka’ar-laha. Mônica: Monyka; M’on-y-Ka; M’on-ÿ-kah. Cleusa: Klewza; Kle-W’Zah. Denilson: Deny’L-Son; De’nyy’L-Söwn; Débora: Dé-boh-R’ah. E por aí vai.

Agora, Epifermânia tem jeito não.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s