A TERRA É UMA TETA!

Há toda uma discussão a respeito do formato da Terra. A polêmica, escavada desde antes do tempo em que os gregos falavam, foi reacendida por um grupo de malucos esquizofrênicos entupidos de conservadorismo tacanho e mal digerido. Esses conservadores acreditam que estão à frente da mais avançada retaguarda do Saber, ou da mais atrasada vanguarda, vai saber.

eco_lendariosDe qualquer modo, a Terra não é plana! Isso é sabido desde 1498, e quem a definiu com toda a certeza, graças à sua prática de navegação inquestionável, foi Cristóvão Colombo, numa carta aos Reis Católicos de Espanha. O documento, que reproduzo abaixo, encontra-se no livro de Umberto Eco, História das Terras e Lugares Lendários, p. 175. Diz Cris:

“Sempre li que o mundo – terra e água – era esférico, e os autorizados testemunhos e as experiências de Ptolomeu e de todos os outros que escreveram sobre o assunto estabeleciam e demonstravam isso, tanto por meio das eclipses da Lua quanto por outras provas realizadas do Oriente para o Ocidente, como aquela da elevação do polo do norte para o sul. Mas vi agora tantas irregularidades, conforme disse, que fui induzido a formar uma outra ideia do mundo e concluí que ele não é redondo como o descrevem, mas tem a forma assemelhada de uma pera redondíssima em tudo, exceto, porém,  no ponto onde fica o cabo, que é o ponto mais elevado, ou de uma bola muito redonda na qual, num certo ponto, fosse colocado um mamilo de mulher, e este ponto é o mais alto e mais próximo do céu e está situado sob a linha equinocial e, neste Oceano, na extremidade do Oriente.”

É preciso ter peito para contestar Cristóvão Colombo.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s